Aprendendo a conviver

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Nelson Mandela

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Campeonato de valentões


No dia 28/09 a equipe organizadora do Campeonato de Valentões entrevistou todos os inscritos propondo a seguinte pergunta: ser valentão para você é (   ) bom  (   ) ruim... Por quê?

As respostas foram

BOM, PORQUE...
·         Eu curto.
·         Pode botar moral nos outros.
·         Às vezes eu consigo tudo o que quero.
·         Eu sou eu. É da hora bater em alguém, liberar as mágoas.
·         Eu gosto de bater nas pessoas.
·         Quando se é valentão a gente tem mais força, mais coragem para encarar as dificuldades.
·         Enfrentar os problemas de frente.
·         Ninguém mexe comigo.
·         Sempre enfrento o que tem para enfrentar.
·         Para resolver seus próprios problemas.
·         Porque sim.
·         Porque é bom
·         Ninguém mexe comigo.
·         Não sei explicar.
·         Eu evito caçar confusão, mas se aparecer eu entro nela.

RUIM PORQUE...
·         As pessoas nos desprezam e ficam caçando encrenca.
·         O valentão sempre toma na cara.
·         Nem sempre vamos conseguir ter coragem, porque não sabemos o que nos espera.
·         Os valentões são muito folgados.
·         A gente fica machucado e nossos pais brigam com a gente.
·         Arruma muita confusão.
·         Violência gera violência.
·         Eu fico com fama de quem briga muito.


Tendo em vista as respostas dadas, principalmente por aqueles que acham bom ser valentão, a equipe do projeto Olho Vivo buscou alternativas mais saudáveis para as questões apresentadas pelos candidatos a valentões:
Bater e intimidar os colegas não é a única forma de obter respeito. Para obter respeito nós podemos...
Para liberar as mágoas nós podemos...
Bater e intimidar os colegas não é demonstração de coragem. Ser corajoso é...
Para resolver os problemas não é necessário bater e intimidar os colegas. Podemos resolver nossos problemas...
Assim, no dia 04/10, a equipe do Projeto Olho Vivo elaborou o seguinte mural.

RESPOSTA AOS VALENTÕES





Nenhum comentário:

Postar um comentário