Aprendendo a conviver

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Nelson Mandela

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto integrado de prevenção e atendimento a situações de conflito e violência na RME-BH


SMED/Observatório de Favelas-RJ /2012

Justificativa:
No processo da construção do Regimento Escolar, as escolas apontam questões relacionadas à convivência como tema central e preocupação com situações de expressão de violência  com as quais não conseguiam lidar.

Objetivo Geral:
Desenvolver uma Rede Institucional de mediação de situações conflitivas e prevenção de violência nas unidades escolares da RME/BH, especialmente as de 3º ciclo, de modo a garantir as condições adequadas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Objetivos Específicos:
  • Identificar e classificar as situações conflitivas e violentas ocorridas nas unidades escolares selecionadas para a implantação do projeto, em especial aquelas que causam prejuízos ao desempenho profissional e pedagógico dos integrantes da unidade.
  • Construir uma equipe de Mediadores de Conflitos (Tutores) dedicada à criação de uma rede institucional de prevenção e atendimento às tensões e situações de violência nas unidades escolares selecionadas, com atenção especial aos atores considerados com maior grau de dissonância em relação ao projeto pedagógico da instituição.
  • Identificar e estabelecer um plano de acompanhamento e atendimento dos estudantes das unidades escolares considerados com maior grau de dissonância em relação ao projeto pedagógico da unidade selecionada e com maior envolvimento em situações conflitivas e\ou violentas.
  • Articular uma rede de atendimento aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade, em especial os dependentes de drogas ilícitas.
  • Articular uma rede de atendimento aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade, em especial os dependentes de drogas ilícitas.
Período de desenvolvimento : 10 meses

Público alvo: 30 Escolas de 3º ciclo escolhidas a partir dos seguintes pontos:
è IDEB
è Indicadores de infrequência/Família Escola
è Ocorrências registradas pela Guarda Municipal
è Registros na Ouvidoria
è Indicadores de reprovação
è Absenteísmo 

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